Artigos do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

SAIBA MAIS

Licençapaternidade ampliada

Licençapaternidade ampliada

21/09/2015

O Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fundação propôs no plano de ação 2013-2015 algumas melhorias para os colaboradores e colaboradoras, entre elas a ampliação da licença-paternidade.
A licença paternidade é benefício que dá direito ao pai trabalhador de se ausentar por determinado período do seu trabalho, sem prejuízo de salário após o nascimento do filho sendo ele adotivo ou biológico, conforme previsto na Constituição Federal Brasileira de 1988. Por lei o pai tem direito a cinco dias de afastamento.
A decisão da ampliação da licença paternidade se deu após inúmeras discussões entre a Diretoria, Comitê e RH. A partir de 1º de outubro de 2015, a licença paternidade será concedida por sete dias consecutivos, contada a partir do dia do nascimento do bebê.
“Cinco dias é pouco tempo para construir o vínculo afetivo. A mulher começa a ser mãe quando descobre que está grávida, mas o homem só sente a paternidade de fato quando o bebê nasce", diz a psicóloga Camila Trevisan psicóloga da Fundação e membro do Comitê Pró-equidade de Gênero e Raça.

Curiosidades sobre a licença paternidade:
A licença paternidade é direito que tem sido ampliado apenas recentemente em alguns países do mundo.
Países do norte da Europa têm trilhado esse caminho. A Noruega oferece duas semanas de licença aos pais, mas alguns acordos coletivos de setores de trabalho permitem o afastamento por até 14 semanas.
A Islândia oferece 90 dias; a Suécia, 70, e a Finlândia, 54.

Localize novidades no campo abaixo:

NOVIDADES RECENTES


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.