Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

Ajudinha da internet: Pacientes com coronavírus do HMCC têm reencontro virtual com familiares

Ajudinha da internet: Pacientes com coronavírus do HMCC têm reencontro virtual com familiares

15/04/2020

Em tempos de pandemia da covid-19, a aproximação presencial deu lugar ao carinho virtual no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC). Pacientes internados em isolamento, como ocorre nos casos do novo coronavírus, tiveram um Domingo de Páscoa, 12, emocionante. Depois de afastados por um tempão, eles tiveram contato com a família. O meio foi a internet.
O tablete e o telefone tem sido os recursos que a equipe da Unidade de Tratamento Covid-19 (UTC) tem usado para repassar todos os dias informações sobre o dia a dia dos pacientes para seus parentes. Para o médico German Andres Pignolo, coordenador da UTC, foi uma experiência bastante emocionante.

Humanização nos boletins médicos

Diariamente no período da tarde, médicos e enfermeiros participam de videoconferências com os familiares dos pacientes internados na ala exclusiva da covid-19, para detalhar sobre a evolução do quadro. "Eles não são apenas pacientes em isolamento; há uma história em cada atendimento prestado, uma família aflita ávida por notícias e desesperadas pelo dia da alta hospitalar. Precisamos de um olhar humanizado, fazer diferente com o recurso que possuímos em nossas mãos e atenuar a preocupação que a falta de informação ou contato traz", explicou o diretor técnico, Dr. Rodrigo Romanini.

Unidade de Tratamento Covid-19
Hoje, Foz do Iguaçu conta com 35 casos confirmados de Covid-19, três estão internados no HMCC. O Costa Cavalcanti conta com 27 leitos para tratamento da doença, 15 deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O hospital também administra um fundo emergencial encaminhado pela Itaipu de aproximadamente R$ 15 milhões voltados para a reestruturação da instituição e para ajudar Foz do Iguaçu e municípios vizinhos no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
A Fundação de Saúde Itaiguapy, que administra o HMCC, já adquiriu equipamentos de proteção individual, materiais e medicamentos, incluindo 35 aparelhos de ventilação mecânica, 50 monitores multiparamétricos e 40 camas hospitalares.

Núcleo de Inteligência Covid-19

O HMCC conta ainda com uma equipe altamente capacitada e dedicada em tempo integral para a atualização dos métodos diagnósticos e tratamentos mais avançados no combate ao coronavírus.
Para se antecipar à pandemia em Foz, o Hospital contratou aproximadamente 80 colaboradores e médicos plantonistas para atuar nos setores de tratamento à pacientes com covid-19, além de uma infectologista e um coordenador de médico dedicados exclusivamente ao combate à doença. Mais de 500 pessoas estão em treinamento, aptas para uma possível crise.

Fonte: Assessoria de Comunicação - AC 121.20 / Débora Black Nascimento - Mtb 8585/PR

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.