Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

Hospital Costa Cavalcanti implanta aparelho sinalizador de ruídos na UTI Neonatal

 Hospital Costa Cavalcanti implanta aparelho sinalizador de ruídos na UTI Neonatal

07/02/2020

A Instituição é uma das únicas do Oeste do Paraná a utilizar a 'orelha sinalizadora' para diminuir os barulhos da Unidade.


Pensando em amenizar os ruídos existentes dentro de uma Unidade Hospitalar, o serviço de fonoaudiologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), implantou uma 'orelha sinalizadora' na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal). "É natural que haja barulho de conversa, telefone tocando, lixeira abrindo e fechando, e os próprios alarmes dos equipamentos utilizados para o tratamento dos recém-nascidos. Mas é importante, que os ruídos sejam minimizados, pois isso afeta muito os bebês", explicou a fonoaudióloga da FONO VITTA, Eloise Benacchio, responsável em prestar o serviço no HMCC.

Estão entre os efeitos fisiológicos dos ruídos em neonatos a alteração na frequência cardíaca, aumento na pressão arterial, diminuição na saturação de oxigênio, diarreia, estresse, aumento na pressão intracraniana, perda de peso e inclusive, deixá-los mais chorosos. "Quanto menor o bebê, maior a sensação de incomodo", detalhou a fonoaudióloga.

O som pode ser medido em termos de frequência (graves/agudos), utilizando ciclos por segundo ou Hertz (Hz). A intensidade do som (mais alto/mais baixo) também pode ser medida por meio de uma escala logarítmica cuja unidade é o decibel (dB). "Estamos trabalhando com a conscientização, entre outras estratégias, para chegar ao nível de ruído aconselhado pela ABNT, que é entre 35-45, e o aparelho sinalizador de ruído nos auxilia", frisou Eloise.

Os primeiros resultados desta iniciativa já começaram a surgir na prática. "Realizamos um treinamento com todos os profissionais da Unidade, e temos percebido que nossos colaboradores e médicos, tem tido mais cuidado com os barulhos", explicou a fonoaudióloga.

O HMCC é referência no atendimento materno-infantil de alta complexidade. Sua UTI Neonatal conta com dez leitos, cuja ocupação média é de 97%. Só em 2019, 336 recém-nascidos foram admitidos na Unidade.

Currículo - Eloise Benacchio é fonoaudióloga, Pós-Graduada em Disfagia pela Universidade Tuiuti do Paraná, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo, e atualmente é fonoaudióloga da Clínica FONO VITTA prestadora de serviço do HMCC.

Fonte: Assessoria de Comunicação - 22.20 / Débora Black Nascimento - Mtb 8585/PR

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.