Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

Série de reportagens: Residência Médica

Série de reportagens: Residência Médica

04/11/2019

  Inscrições para os Programas de 2020 já estão abertas pelo site www.hmcc.com.br.

Este mês, vamos iniciar uma nova série de reportagens. A pauta da vez, é o Programa de Residência Médica do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) que teve início em 2016.
Braço importante do Instituto de Ensino e Pesquisa, o Programa, que envolve as áreas de cardiologia, ginecologia e obstetrícia, anestesiologia e radiologia e imagem, visa contribuir para a formação de especialistas e atrair mais profissionais para Foz do Iguaçu, além de proporcionar um impulso técnico científico para a Instituição.
Hoje o HMCC conta com 17 residentes médicos (R1, R2, R3), que trabalham nas mais diversas áreas de cada especialidade. Contam com preceptores que estão em constante atualização, para que possam contribuir para a melhor formação do médico residente.

Para iniciar a série, falaremos sobre a Residência em Ginecologia e Obstetrícia.

O programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia conta com toda infraestrutura e tecnologia do Hospital Costa Cavalcanti, desde a atenção básica à saúde até o atendimento de alta complexidade.
Os quatro residentes, que passam 240 horas mensais no Programa, têm participação ativa nas diferentes áreas da especialidade, destacando-se pré-natal de alto e baixo risco, pronto atendimento ginecológico e obstétrico, atendimento ginecológico em atenção primária à saúde da mulher, cirurgias ginecológicas, oncologia ginecológica e mastologia.
Além de participar efetivamente dos quase 400 partos que acontecem no HMCC, os estudantes têm a possibilidade de realizar efetivamente, os atendimentos clínicos no Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida - parceria firmada com a Prefeitura de Foz do Iguaçu -, onde atendem as mais diversas áreas da ginecologia já citadas acima, acompanham pequenos procedimentos, e sobretudo, participam do Programa de Prevenção ao Câncer Ginecológico.
A novidade mais recente, é que os quatro residentes participam também do primeiro atendimento à neonatologia, acompanhando os recém nascidos na UTI Neonatal, quando necessário.
Os residentes sempre estão acompanhados pelos médicos titulares, ou por um preceptor, porque é a atitude do profissional experiente, sua relação com o paciente, que forma um médico mais humano e capaz de um diagnóstico correto.
Os residentes participam também, da revisão de todos os protocolos institucionais da GO.

Quer fazer parte da equipe de Ginecologia e Obstetrícia, Cardiologia, Anestesiologia ou Radiologia e Imagem?
Faça sua inscrição até o dia 21 de novembro pelo site www.hmcc.com.br.

"Nossos estudantes contribuem com uma peculiaridade para um serviço de excelência: vão além da medicina, dedicam preocupação e cuidado com a pessoa", finalizou o supervisor do Programa de Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia do HMCC, Dr. Nilton de Nadai Filho.

Fonte: Analista de Comunicação - 192.19 / Débora Black Nascimento - Mtb 8585/PR

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.