Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

Hospital Costa Cavalcanti implementa Dispensário Eletrônico de Medicamentos e Materiais

Hospital Costa Cavalcanti implementa Dispensário Eletrônico de Medicamentos e Materiais

09/09/2019

 O novo equipamento proporciona mais eficiência no atendimento aos pacientes e uma economia de consumo.

Está em funcionamento no Pronto Atendimento (PA) e Pronto Socorro (PS) do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), um sistema de dispensação eletrônico de materiais e medicamentos.

A solução de armazenamento digital permite mais segurança e agilidade na manipulação e administração dos medicamentos, melhor gestão dos processos e melhoria no atendimento aos pacientes.

De acordo com a gerente da Divisão de Farmácia, Laís Carlessi, a tecnologia é pioneira na região, e garante maior segurança e rastreabilidade na cadeia medicamentosa. “O equipamento substitui o antigo sistema unitário de dispensação de medicamentos, no qual muitas pessoas tinham acesso a esses produtos. São dois mil itens armazenados em duas máquinas, uma de medicamentos e outra de materiais, que passarão a ter mais controle de estoque, reduzindo os desperdícios e possibilitando um fluxo contínuo de abastecimento”, detalhou a farmacêutica.

As prescrições médicas feitas no PA/PS passarão a ser inseridas no sistema de gestão hospitalar do HMCC, o Tasy, e direcionadas para o banco de dados do dispensário eletrônico. Com essa mudança de fluxo de trabalho e atendimento, toda a cadeia de abastecimento de medicamentos e materiais hospitalares do Pronto Atendimento e Pronto Socorro, ficou mais eficiente, mais ágil e com menos problemas de reposição de produtos. “O dispensário só pode ser acessado, com a digital do colaborador e do médico, ou ainda com senha individual”, explicou a farmacêutica.

Para melhorar o controle, disponibilidade e desempenho, os dispensários funcionarão 24 horas por dia, os sete dias da semana em tempo integral.

Para a farmacêutica, a implantação só foi possível pelo empenho da Divisão de Tecnologia da Informação do HMCC. “A TI teve um papel extremamente importante na implantação do equipamento, a equipe trabalhou e se envolveu a fim de conhecer os processos e sistemas necessários para o funcionamento do equipamento”, finalizou Laís.

Além de todos esses benefícios, esta implantação, faz parte de um projeto de sustentabilidade ambiental que a Divisão de Farmácia se empenhou para gerar também, economia de papel.

Fonte: Analista de Comunicação - CS 139.19 / Débora Black Nascimento - Mtb 8585/PR

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.