Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

Dobradinha: Hospital Costa Cavalcanti é o grande vencedor em duas categorias no Prêmio Femipa de Melhores Práticas e Criatividade 2019

Dobradinha: Hospital Costa Cavalcanti é o grande vencedor em duas categorias no Prêmio Femipa de Melhores Práticas e Criatividade 2019

15/03/2019

A apresentação foi realizada ontem (dia 14), em Curitiba pelo diretor administrativo-financeiro do HMCC, Fernando Cossa e pela gerente da Divisão de Fisioterapia, Cintia Rossato.

Os cases de sucesso do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) “Gestão do Clima Organizacional: estratégia para a gestão de pessoas” e “Avaliação de uma ferramenta para a Prescrição da Fisioterapia Hospitalar” foram os grandes vencedores do Prêmio Femipa de Melhores Práticas e Criatividade 2019, que aconteceu no 12º Seminário Femipa (Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná).

No quesito Gestão de Pessoas, o diretor administrativo-financeiro do HMCC, Fernando Cossa, conta que a Divisão passou a figurar no Planejamento Estratégico da instituição desde 2006. Em 2014, o hospital adotou a pesquisa com metodologia baseada no livro “Gestão do Clima Organizacional”, publicado por Ricardo Luz. “Aplicamos a pesquisa a cada dois anos e contamos com a divulgação nos canais de comunicação e em reuniões para que todos os colaboradores entendam a importância da participação”, explica.

Entre as mudanças que o projeto possibilitou ao HMCC estão melhorias de estrutura do refeitório, alteração dos cardápios, implantação da rede wi-fi para a área de descanso, que também foi ampliada e recebeu mais poltronas. Soluções simples, mas essenciais como mudanças no uniforme e melhorias no cartão ponto para não causar tumultos no momento de registrar a presença também foram resultados da pesquisa. “Estar entre os finalistas, já demonstrava que nosso hospital estava na vanguarda das boas práticas, e que isso tudo é realizado pelas nossas equipes, que incansavelmente buscam soluções para os desafios que encontramos. Poder compartilhar com outros hospitais, e sagrar-se vencedor, nas duas categorias que participamos, é o coroamento de um belíssimo trabalho realizado pelos nossos talentos”, frisa o diretor administrativo-financeiro, Fernando Cossa.

A segunda edição do Prêmio Femipa de Melhores Práticas e Criatividade também recebeu trabalhos na categoria “Gestão de Assistência e Segurança do Paciente” e o Costa Cavalcanti foi muito bem representado pela fisioterapeuta Cintia Teixeira Rossato Mora, que trouxe a experiência da instituição na “Avaliação de uma ferramenta para a prescrição da fisioterapia hospitalar”. Para ela, a motivação para a iniciativa foi a necessidade de ter critérios objetivos para essas prescrições. “O propósito do projeto foi avaliar uma ferramenta para a prescrição de fisioterapia hospitalar, baseada em critérios clínicos e funcionais, para identificar a necessidade e a quantidade de sessões diárias, visando a qualidade da assistência e segurança dos pacientes internados”, pontuou a gerente da Divisão de Fisioterapia do HMCC.

O diretor agradece: “Por dever de justiça, precisamos reconhecer a dedicação das pessoas que realizaram os trabalhos. À Cintia e sua equipe, que tem nos orgulhado com seu empenho e incansável busca pela melhoria da assistência na sua área, representando o HMCC e trazendo títulos para a instituição, e à Aline, Marinez, Alexandra e equipe, que tem aceitado os desafios, trabalhado com maestria, fazendo a diferença e colocando a instituição entre as melhores do segmento, com resultados expressivos para o hospital, só temos que agradecer a todos vocês”, disse com emoção o diretor.

Fernando continua: “Gostaria de incentivar as outras áreas a inscrever seus trabalhos nas próximas edições. Temos inúmeros projetos relevantes com excelentes práticas que podem ser compartilhadas, e auxiliar outras instituições”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - CS 35.19 / Jornalista Responsável: Débora Black Nascimento - Mtb 8585/PR

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.