Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

Assédio moral e sexual é assunto de palestra no Costa Cavalcanti

Assédio moral e sexual é assunto de palestra no Costa Cavalcanti

26/12/2018

Um tema que vem sendo amplamente discutido nas empresas é o assédio moral, são grandes os números de processos relativos e a preocupação das empresas é cada vez mais se blindar para evitar o problema. Pensando nisso, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) realizou (no último dia 7), uma palestra para mais de 100 profissionais do time de lideranças da instituição sobre o assunto.

O diretor superintendente do HMCC abriu o evento falando sobre a importância da disseminação do tema. "Esse encontro tem como finalidade discutirmos os assuntos, multiplicar o que aqui será aplicado e trabalharmos com nossas equipes para sermos mais assertivos na resolução de conflitos no ambiente de trabalho", frisa Rogério Soares Böhm.

O responsável em ministrar a palestra, foi o advogado e especialista em direito do trabalho Dr Bruno Milano. "O Assedio Moral é caracterizado por constantes humilhações, constrangimentos, vexames, etc., e/ou qualquer outra ação que diminua o trabalhador e lhe cause transtornos emocionais", explica Bruno.

Ele ressalta que o assedio se caracteriza por uma conduta abusiva, de natureza psicológica que atenta contra a dignidade psíquica, de forma repetitiva e prolongada, e que expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de causar ofensa à personalidade, a dignidade ou a integridade psíquica, e que tenha por efeito exclusivo a posição do empregado no emprego ou deteriorar o ambiente de trabalho durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

Além de ter graves implicações para a saúde psicológica e para a carreira das vítimas, essas condutas abusivas também podem trazer sérios transtornos para a organização, desde a redução no desempenho dos empregados até a perda financeira decorrente de uma ação trabalhista.

O advogado esclarece ainda que o assédio pode acontecer em três momentos: pré-contratual, durante o labor, e pós contratual. "A proteção ao trabalhador acontece em todas essas fases", disse Bruno.

Outro tema muito importante discutido na palestra foram as redes sociais. "Nossos comportamentos nas redes refletem o que somos aqui fora, as pessoas não podem ter a mentalidade que na internet tudo pode", pontua o advogado.

E para finalizar, o coordenador do Comitê de Ética do HMCC falou sobre o trabalho do grupo. "Nós como comitê, analisamos, refletimos e emitimos parecer sobre as questões que dizem respeito a processos de natureza moral, comportamental e princípios de conduta humana, praticados dentro do hospital, tudo isso de acordo com o Código de Ética e o Regimento do Comitê", explica Valdemir Gauto.

Ele deixa como reflexão que "na dúvida do que é certo ou errado, basta pensar no que não gostaria que fizessem com você".

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Jornalista Responsável: Débora Black / Mtb 8585/PR

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.