Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

Educação financeira causa impacto na vida de colaboradores do Costa Cavalcanti

 Educação financeira causa impacto na vida de colaboradores do Costa Cavalcanti

23/07/2018

E você cuida da sua saúde financeira?
Se a resposta for não, ou, não faço a mínima ideia por onde começar, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) vai te ajudar.
No próximo dia 25 (quarta-feira), o HMCC vai oferecer uma sensibilização com o tema “Como gastar menos do que ganha?” às 14 horas na Sala de Estudos.
Mas se você quer ir além, participe do curso Autonomia Financeira nos dias 1º, 2 e 8 de agosto das 19 às 23 horas. “Sabemos que a Educação Financeira é recheada de tabus, cargas emocionais, de conteúdos culturais e religiosos. Falar de ganhar dinheiro, das diferenças entre ricos e pobres ainda deixa muita gente de cabelo em pé, que tal quebrar todos esses paradigmas?”, frisa Patrícia Pialarissi, responsável em ministrar o curso.

O relatório de janeiro deste ano do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou um número bastante significativo de endividados no Brasil: 60,7 milhões de inadimplentes pessoas físicas. A região Sul representa 13,1% desse número, com 8,25 milhões de pessoas em situação de endividamento.

Para o diretor superintendente do Costa Cavalcanti, Rogério Soares Böhm, a proposta do curso é orientar e dar suporte para que o profissional tenha equilíbrio financeiro e tranquilidade para exercer a sua função. “O desequilíbrio financeiro é um dos motivos que mais perturba o bem-estar e interfere na produtividade no trabalho”, explica.

Mas afinal, o que significa EDUCAÇÃO FINANCEIRA?
Segundo definição do Banco Central do Brasil - Educação Financeira é o processo por meio do qual os indivíduos e as sociedades melhoram sua compreensão dos conceitos e dos produtos financeiros.
“Aprender a lidar com o próprio dinheiro não é uma tarefa fácil. Separar o que é gasto pessoal, residencial, escolar, entre outros, também pode se tornar bem complicado, principalmente se você não souber quanto cada uma dessas despesas custa mensalmente”, pontua Patrícia.
Portanto, quando estiver prestes a realizar uma compra, pare, pense, faça essas três perguntas e responda a si mesmo:
Eu realmente preciso?
Eu posso comprar?
Tem que ser agora?
“Não deixe que o marketing apelativo e a facilidade de crédito e de pagamentos provoque em você um endividamento, pois uma pessoa endividada tem problemas no relacionamento familiar, de saúde física e mental, e no trabalho”, enfatiza a professora Pialarissi.

A metodologia aplicada no curso do HMCC explica que é preciso guardar dinheiro com um objetivo, estabelecendo sonhos e criando metas para alcançá-los. E que isso implica inverter a ordem do processo no momento em que você recebe seu salário. Isto é, primeiro você guarda o dinheiro para realizar seus sonhos, depois você usa o valor restante para pagar suas contas. "Como vou fazer isso?", você pode estar se perguntando. Simples, adequando seu padrão de vida e seguindo estes quatro passos: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar.


Acompanhe depoimentos de quem já participou das 12 horas de treinamento:


“O curso foi esclarecedor para mim. Abriu minha visão para uma realidade que até então eu nem imaginava ser possível vivenciar. Consigo filtrar meus objetivos financeiros, a planejar meu futuro e a pedir muitos descontos, como o da faculdade, por exemplo.
Comecei um trabalho extra para ter uma renda adicional, estou investindo no Tesouro Direto e agora busco aperfeiçoar meus conhecimentos em outros títulos pra começar a diversificar meus investimentos.
Quando se fala em Educação Financeira, o primeiro pensamento de todos é que vão te ensinar a não comprar mais roupas, calçados e bolsas ou ainda, não gastar mais com fast food, só que a realidade desse curso passa longe disso. Minha sugestão é: saia dessa dúvida e invista essas horinhas, pois todos ainda poderemos ser ricos, e melhor ainda, sem nos privar das coisas que mais gostamos”, Thais Rosane, analista de administração do setor de contratos do HMCC.

“Este curso foi muito produtivo e diferente de outros que já vi, ele não ensina simplesmente como montar uma planilha. Nos ensina a perceber que somos empreendedores do nosso próprio dinheiro e que é possível sim organizar, planejar e executar nossos sonhos.
Este treinamento já melhorou minha maneira de olhar para o meu salário e saber como administrá-lo melhor. No dia a dia com muitos compromissos, acabamos não enxergando outras saídas ou formas melhores de administrar algo que nos pertence, pois se não soubermos para onde vai nosso dinheiro com certeza alguém vai saber. Essa é uma das frases da educadora Patrícia que não esqueci.
Desde que peguei as planinhas, não larguei mais, estou planejando uma viagem e outras coisas.
Se minha dica valer, eu digo: Façam o curso, vale a pena, pois você sai de lá com a visão de que é possível realizar muitos sonhos e investir no seu futuro. Não é difícil colocar tudo em prática e ainda podemos ensinar nossos filhos e os preparar para um futuro melhor”, Rosangela Rubim, analista de sistemas da Tecnologia de Informação do HMCC.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - CS 90.18 / Jornalista Responsável: Débora Black Nascimento - Mtb 8585/PR

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.