Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

Radioterapia com amor!

 Radioterapia com amor!

10/07/2018

Podemos dizer que a radioterapia é uma dose diária de saúde, e aqui no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) ela vem acompanhada de amor.
Com equipamentos de alta tecnologia, a equipe trabalha diariamente para oferecer qualidade de vida aos 75 pacientes em terapia.

O tratamento radioterápico é realizado a partir da aplicação de diferentes tipos de radiação na área localizada onde encontra-se o tumor, com a finalidade de interferir na proliferação das células doentes. "Indicamos a radioterapia para curar, mas também para minimizar a dor e oferecer qualidade de vida ao paciente", exemplifica o radioterapeuta, Dr. Victor Emmanuel.

Segundo o médico, o tempo de duração do tratamento depende de pessoa pra pessoa, da doença, da condição clínica do paciente, mas em geral vai de cinco a 39 dias.

O trabalho que é feito a várias mãos envolve uma equipe multidisciplinar composta por médicos, físico, farmacêuticos, enfermeiras, psicóloga, técnicas de enfermagem e de radioterapia. "Durante toda a sessão, o paciente é monitorado por câmeras e pode manter contato com os profissionais através de áudio. Assim, conseguimos nos comunicar com o paciente e explicar o que está sendo feito durante a sessão", acrescenta o médico.

Além de contar a tecnologia, a sala de radio possui uma imagem na parede que simula uma das sete maravilhas do mundo, as Cataratas do Iguaçu.

Decoração aliada à cura -
Imagine você entrar num ambiente diferente e que não remete o ambiente hospitalar. Foi essa a intenção dos voluntários #cafeoncofoz quando trouxeram até o Centro de Oncologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) plotagens em vários ambientes que os pacientes frequentam.

Para a psicóloga Barbara Novelli modificar o ambiente para deixá-lo mais agradável auxilia o paciente a sentir-se melhor durante o tratamento. "Uma das ações da psicologia tradicional é auxiliar o paciente a modificar seu ambiente para diminuir a intensidade das emoções negativas, ao fazer isso no ambiente hospitalar, ajudamos a desmistificar a visão de que o hospital é um local sombrio e sem vida".

Ela explica que outro ponto importante é a distração, utilizada como técnica para o controle da dor em algumas situações, "ao ajudar o paciente a focar sua atenção em outra imagem que não seja apenas a medicação que está ao seu lado, consequentemente o foco principal deixa de ser o sofrimento e do medo, mesmo que estes sentimentos ainda estejam presentes, o espaço em que seu tratamento está sendo feito passa a ser mais acolhedor e sereno, favorecendo a diminuição das tensões e ansiedades".

Para a paciente, Micheli Mami "me senti leve, de bem com a vida após a implantação das imagens, elas trazem um ar de alegria".

Os locais foram estratégicos, como a sala de braquiterapia (é uma forma de radioterapia em que se coloca uma fonte de radiação dentro de, ou junto à área que necessita de tratamento), no corredor da radioterapia, onde os pacientes tinham medo de entrar e na sala da quimioterapia. "São lugares muito estressantes, por isso a ideia de criar um ambiente suave", explica a voluntária Helena Bragagnolo.

Como tudo começou...

O #cafeoncofoz chegou até o HMCC no Outubro Rosa de 2017.
Foi a partir daquele momento, que os voluntários sentiram a necessidade de estar mais presentes junto aos pacientes em tratamento, e criaram um projeto para servir um café da manhã cheio de delícias toda segunda e terça-feira.
A corrente do bem, conta hoje com mais de 500 pessoas e já tem um cronograma até o final do ano. "Só queremos oferecer amor ao próximo", explica Helena.
Para a paciente Olinda Tifense, 70 anos, a decoração e o café fazem toda a diferença. "Muitas vezes chegamos aqui desanimados, sem vontade de comer nada, mas quando vemos aquela mesa maravilhosa, é impossível resistir", conta.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - CS 81.18 / Jornalista Responsável: Débora Black Nascimento - Mtb 8585/PR

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.