Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho é lembrado no HMCC

 Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho é lembrado no HMCC

27/04/2018

Para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 28 de abril, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) realizou hoje (27) uma Blitz educativa na entrada e saída dos colaboradores, para falar sobre os acidentes no trajeto de casa para o trabalho e vise-versa.

O descuido, a falta de equipamentos de proteção e o cansaço são responsáveis por provocar 700 mil acidentes de trabalho por ano em todo o país. Dados levantados pela Previdência Social e pelo Ministério do Trabalho revelam a seriedade do problema, que atinge trabalhadores de várias profissões. O Brasil é a quarta nação do mundo que mais registra acidentes.

De acordo com números da Procuradoria Geral do Trabalho, a cada 48 segundos acontece um acidente do trabalho no Brasil, e a cada 3h38 um trabalhador perde a vida pela falta de uma cultura de prevenção à saúde e a segurança do trabalho.

Para reduzir esses dados, a equipe do SESMT do Hospital Ministro Costa Cavalcanti vem realizando um trabalho de prevenção ao longo dos anos. "Investir na segurança é um trabalho que gera resultados a longo prazo", explica a equipe da Segurança do Trabalho. Para se ter uma ideia, nos últimos cinco (5) anos houve redução de 40% no número de acidentes em comparação a 2013, isso mostra que os trabalhos desenvolvidos lá atrás estão trazendo resultados positivos.

A meta será sempre a diminuição gradativa, porém, sabe-se que para isso o trabalho de prevenção deve ser contínuo, melhorias nas condições do meio ambiente e do trabalho devem ser aplicadas regularmente e principalmente a capacitação do profissional se torna essencial. Os treinamentos de segurança do trabalho proporcionam aos empregados o entendimento necessário para a execução correta e segura de sua atividade, visando a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, permitindo, que eles reconheçam os possíveis riscos existentes no local de trabalho e executar suas atividades com maior segurança.

Dicas:

  • Utilize sempre que necessário os Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
  • Mantenha áreas de circulação desobstruídas;
  • Não obstrua acesso aos equipamentos de emergências (macas, extintores, hidrantes, etc)
  • Não execute atividade para a qual não está habilitado;
  • Não improvise ferramentas de trabalho;
  • Atenção ao descer escadas e rampas, sempre utilize o corrimão;
  • Não deixe objetos caídos no chão;

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, como um ato de denúncia e protesto contra as mortes, acidentes e doenças causadas pelo trabalho.

Assessoria de Comunicação Social com Equipe Sesmt HMCC

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.