Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

Identificação Segura é assunto importante no HMCC

 Identificação Segura é assunto importante no HMCC

29/03/2018

Campanha de endomarketing será realizada a partir do dia 2 (segunda-feira) no hospital

Com o objetivo de fortalecer a implantação do protocolo de identificação segura, o Escritório da Qualidade (EQ) e o Núcleo de Segurança do Paciente iniciarão na próxima segunda-feira (dia 2) uma campanha de orientações para todos os colaboradores que estão envolvidos diretamente ao atendimento à pacientes, incluindo também os serviços terceiros do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC).

O Protocolo de Identificação Segura do HMCC estabelece que nas pulseiras e nos leitos o padrão a ser seguido é nome completo sem abreviaturas e data de nascimento. "Nossa proposta é ALERTAR as equipes em relação a estes marcadores antes de iniciar qualquer tipo de cuidado (intervenção, procedimento e/ou tratamento) ao paciente. São barreiras de segurança para evitar incidentes", explica a gerente do EQ, Simone Simon.

A finalidade do protocolo é assegurar que o cuidado (intervenção, procedimento ou tratamento) seja prestado exatamente à pessoa para a qual se destina. "O Protocolo de Identificação Segura vem para garantirmos que estamos administrando o medicamento certo, para o paciente certo, que o sangue e hemoderivados foram dispensados para o paciente certo, que a dieta que será infundida é para o paciente certo, que exames e procedimentos estão sendo realizados no paciente certo, enfim, são vários os momentos que se faz necessário a utilização do protocolo de identificação segura", pontua Simone.

Infelizmente dados comprovam que no Brasil e no mundo, o número de pacientes que tiveram algum tipo de lesão (dano físico) por causa de erros de identificação, são altos, e infelizmente ainda acontece e pode ocorrer se não forem seguidas todas as barreiras de segurança desde a admissão até a alta do paciente. "Foi pensando nisso, que realizaremos esta campanha, para reforçar a importância de estarmos atentos à identificação segura do paciente", frisa a gerente.

Portanto, durante oito dias (2 a 6 de abril e 9 a 11), se prepare, pois colaboradoras do Escritório da Qualidade e membros do Núcleo de Segurança do Paciente passarão em seu setor (assistencial) para relembrar detalhes do Protocolo de Identificação Segura. Seja receptivo e mostre tudo que você sabe. Um brinde muito original e autoexplicativo será entregue aos colaboradores.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - CS 33.18 / Jornalista Responsável: Débora Black Nascimento - Mtb 8585/PR

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.