Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

Você sabe o que é o “e-Social”?

Você sabe o que é o “e-Social”?

01/03/2018

Acompanhe abaixo quais são as obrigatoriedades e benefícios para você colaborador e para o HMCC

O e-Social (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) está em vigor desde 1º de janeiro, e agora chegou a vez do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) regularizar o cadastro de todos os colaboradores neste sistema.

Mas afinal, o que é isso?
O e-Social é um projeto do Governo Federal que vem para unificar o envio de dados das empresas, integrando informações da Previdência Social, Caixa Econômica Federal, Receita Federal e Ministério do Trabalho e Emprego em um único cadastro de forma eletrônica.

Portanto, caso haja divergências nos dados informados neste sistema, o Recursos Humanos do HMCC entrará em contato com o colaborador, e este deverá, dentro do período solicitado, regularizar seus dados. “Mas fiquem tranquilos, pois iremos entrar em contato já com a orientação do procedimento que ele deverá tomar, para assim, agilizar o processo”, explica a gerente do RH do Costa Cavalcanti, Marinez Burtet.

A principal vantagem para o trabalhador será a maior garantia em relação à efetivação de seus direitos trabalhistas e previdenciários e à maior transparência referente às informações de seus contratos de trabalho. “Temos até 31 de março para regularizar todas as divergências apontadas no sistema, portanto, precisamos da ajuda dos colaboradores”, pontua Marinez.

Entenda mais:
Na prática, as empresas terão que enviar periodicamente, em meio digital, as informações para a plataforma do e-Social. Todos esses dados, na verdade, já são registrados, atualmente, em algum meio, como papel e outras plataformas online. No entanto, com a entrada em operação do novo sistema, o caminho será único. Todos esses dados, obrigatoriamente, serão enviados ao Governo Federal, exclusivamente, por meio do e-Social Empresas.

Serão também registradas todas as informações relativas aos pagamentos efetuados ao trabalhador, assim como as informações referentes à sua condição de trabalho, tais como as características do local que desempenha suas funções e os tipos de riscos aos quais está exposto.

Após a integração dessas informações, será possível perceber uma forte desburocratização dos processos - um dos mais importantes benefícios do e-Social para o HMCC, visto que a substituição da imensa variedade de documentos exigidos pelos órgãos públicos facilitará a rotina diária.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - CS 17.18 / Jornalista Responsável: Débora Black Nascimento - Mtb 8585/PR

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.