Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

O poder do envolvimento

O poder do envolvimento

05/05/2017

Médicos e colaboradores do Hospital Costa Cavalcanti são voluntários no projeto que pretende otimizar o atendimento a estrangeiros

A Comissão de Humanização do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) desenvolveu um projeto diferenciado para humanizar o atendimento aos pacientes estrangeiros: criou uma lista com colaboradores e médicos que falam outras línguas para evitar problemas de comunicação num eventual momento de urgência.

O auxiliar administrativo Jean Carlos Fuchs, por exemplo, é poliglota, além do português, ele fala japonês, inglês e espanhol. “Sempre que posso ajudo grupos de turistas em mercados, e quando surgiu este projeto aqui no hospital, achei uma ótima oportunidade de poder contribuir de outras formas”, frisa.

Na época que trabalhava no Pronto Atendimento, a enfermeira Vanessa Trento conta que muitas vezes tiveram que recorrer a mímica. “Principalmente quando o turista falava apenas árabe ou japonês”. Agora isso não será mais necessário.

Iniciativa
A necessidade do projeto vem de encontro com o atendimento aos turistas que passam para visitar Foz do Iguaçu, e acabam precisando de atendimento médico. “O estrangeiro receberá o mesmo tratamento de um paciente brasileiro, com qualificação de risco, a única diferença é que o encaminharemos para médicos ou para algum colaborador que se comunicam em outra língua”, enfatiza Leila Oppermann e Beatriz de Jesus, membros da Comissão de Humanização e responsáveis pelo projeto.

Fluxograma
O fluxo prevê que o colaborador ou médico identificará o idioma e havendo necessidade, ligará para a telefonia (9). A telefonista de plantão acompanhará na planilha quais voluntários estão aptos ao idioma e acionará até que encontre alguém disponível para a tradução. “Será rápido, após a mediação o colaborador/ médico poderá retornar as suas atividades”, lembra Beatriz e Leila.

“Queremos agradecer a todos os corajosos voluntários que abraçaram esta causa junto com a Comissão de Humanização, demonstrando que o atendimento humanizado vai muito além das rotinas e protocolos da área de saúde. Nos colocamos a disposição, para todos que tenham interesse em participar do projeto, para que possamos aumentar o número de voluntários e a diversidade dos idiomas”, finaliza Leila.

Conheça os voluntários:
Abdul Amir Hassan Yassine - Interprete de Árabe
Alessandra de Lima Jung - Interprete de Inglês
Aline Cristiane Cechinel - Interprete de Inglês
Carlos Wutzke - Interprete de Alemão
Daiane Cristina Alves de Carvalho - Interprete de Inglês e Espanhol
Fernando Nakayama de Queiroz - Interprete de Inglês
Guilherme Gonçalvo Chamorro Junior - Interprete de Inglês e Espanhol
Jean Carlos Fuchs - Interprete de Japonês, Inglês e Espanhol
Julia Kinue M. de Kosaka - Interprete de Japonês
Katia Karine Lauer Langer - Interprete de Espanhol
Patrícia Nuglich Martinez - Interprete de Inglês
Rejane Marcia Vargas dos Santos - Interprete de Inglês
Roseli Ilvete Beckert - Interprete de Alemão
Sandra Regina Carneiro de Campos - Interprete de Guarani e Espanhol
Silvana Cristaldo Velazquez - Interprete de Espanhol
Sivaldo Luiz Magalhães - Interprete de Espanhol
Thiago Andre Gross Borba - Interprete de Inglês e Espanhol
Vanessa Trento - Interprete de Inglês
Victoria Yuki Mori Une - Interprete de Japonês

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - CS 39.17 / Jornalista Responsável: Débora Black Nascimento - Mtb 8585/PR

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.