Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

Hospital Costa Cavalcanti reformula programa de integração aos novos colaboradores da enfermagem

 Hospital Costa Cavalcanti reformula programa de integração aos novos colaboradores da enfermagem

24/03/2021

A proposta é apresentar a missão do HMCC, trabalhar teoria e prática, além de envolver o novo colaborador que está entrando na instituição.

Semanalmente a equipe da Educação Continuada do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) realiza integração com os novos colaboradores da enfermagem. Na última semana os três enfermeiros — Alexandre Mazaron, Fernando Silva e Helton Farias — iniciaram uma nova abordagem: agora eles passam quatro dias com os profissionais e falam sobre protocolos assistenciais, biossegurança, preparo e administração de drogas vasoativas, Time de Resposta Rápida (TRR), intubação passagem de plantão, entre outros importantes assuntos relacionados ao hospital, que envolvem a teoria e muita prática.

Segundo o enfermeiro Helton Farias, a proposta é priorizar a segurança do paciente. “Esse conjunto de ações desenvolvidas tem como prioridade o cuidado com a segurança do paciente e, consequentemente, de todos envolvidos no ambiente hospitalar, precisamos cuidar de nós e dos nossos colegas também”, explicou o enfermeiro que continuou: “É na integração que buscamos desenvolver estratégias e práticas que geram um ambiente mais seguro para todos”.

A integração é um processo já trabalhado há anos na instituição. “Integrar colaboradores significa muito mais do que apresentar as metas, regras e as metodologias do HMCC, precisamos que eles se sintam verdadeiramente bem-vindos e inseridos no novo time”, disse o enfermeiro Fernando da Silva.

Para Alexandre o aumento da carga horária trará ainda mais qualidade no trabalho desse novo colaborador. “A ideia é que ele chegue no setor o mais bem preparado possível, treinado, alinhando as técnicas e as práticas, conhecendo os principais protocolos da nossa instituição”, enfatizou o enfermeiro.

Números - Desde setembro de 2020, quando a equipe assumiu a posição de educadores no HMCC, já foram realizados treinamentos in loco, palestras, cursos, auditorias, orientações, revisão e formulação de fluxos assistenciais, visando sempre a segurança do paciente.
Ao todo, a equipe já realizou até fevereiro de 2021, 2.955 horas em treinamento, envolvendo 2.396 participantes.

Para o gerente do Departamento de Enfermagem, Otoniel de Oliveira, a Equipe de Educação Continuada, tem sido estratégica nessas integrações. “A importância de realizar esses acolhimentos, nos permite obter maior qualidade técnica, resultando em atendimentos mais seguros e humanizados, através de minimizações/abolições de erros e de atitudes que evitem desperdícios de recursos materiais, humanos e de tempo”, finalizou Otoniel.

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.