Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

É tempo de esperança: Hospitais Costa Cavalcanti e Municipal de Foz vacinam os primeiros profissionais contra a covid-19

É tempo de esperança: Hospitais Costa Cavalcanti e Municipal de Foz vacinam os primeiros profissionais contra a covid-19

20/01/2021

 O ato simbólico, aconteceu na manhã de hoje, dia 20, no Hospital Padre Germano Lauck de Foz.

"Motivo de emoção, orgulho e reconhecimento". Foi assim que o enfermeiro Fernando Zarth, profissional da linha de frente à covid-19 do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) agradeceu por ser o primeiro da instituição hospitalar a ser vacinado contra o coronavírus. "Poder representar todos os meus colegas que estiveram ao meu lado durante esses dez meses de batalha é extremamente gratificante".

Com o tema "A esperança de um novo tempo", a cerimônia para marcar o início da vacinação contra a covid-19 em Foz do Iguaçu, aconteceu na manhã de hoje, dia 20, às 7h30 no Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL). A primeira profissional a ser vacinada foi a enfermeira de 44 anos, Karin Zilli. A solenidade contou com a participação do vice-prefeito, delegado Francisco Sampaio; a secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo; a Diretora Regional da Saúde na 9ª Regional de Saúde, Ielita Santos; e os diretores do HMCC, Fernando Cossa, e do HMPGL, Sérgio Fabriz.

Alegria de ser imunizado e trabalhar na linha de frente
Para o enfermeiro do HMCC: "trabalhar na Unidade de Terapia Intensiva Covid foi uma explosão de sentimentos. Foram meses de euforia, felicidade e de muito aprendizado", disse.

Fernando faz parte da Família HMCC há 20 anos, entrou como auxiliar de enfermagem, e se tornou prata da casa após muito estudo e dedicação. "Nasci neste hospital em 1981, entendo que meu trabalho é uma missão de vida, e trabalhar na linha de frente de combate à covid só me fez ter mais certeza disso", explicou o enfermeiro que precisou fazer alguns ajustes na vida pessoal para poder cumprir essa missão. "Entrei na ala covid com apoio total da minha esposa e dos meus filhos. Entrei na ala com o objetivo de montar uma equipe de excelência, independente das dificuldades que encontraríamos pelo caminho. E conseguimos! Durante esses dez meses, nós não tratamos da doença, mas sim do ser humano que estava ali, nos colocamos no lugar dos nossos pacientes, dos nossos colegas que, demos nosso melhor, e tem sido gratificante", enfatizou.

Cuidar de todos
Após a ação simbólica, a imunização continuou nos Hospitais Costa Cavalcanti, Municipal e Unimed. Só no HMCC, quase 400 colaboradores, médicos e terceiros que estão trabalhando diretamente no enfrentamento ao coronavírus receberão a vacina. A ação faz parte da força-tarefa realizada em Foz do Iguaçu, que deverá imunizar 1844 profissionais de Foz, e seguirá com os idosos que estão em asilos e indígenas. "Este momento é de grande emoção para todos nós. Poder vacinar nossos profissionais, que por meses, arriscaram a própria vida para salvar a de outras pessoas, só demonstra que estamos no caminho certo, e cumprindo nossa missão, de cuidar de pessoas, valorizando e salvando vidas", pontuou o diretor superintendente do HMCC, Fernando Cossa, que continuou: "E agora cuidar da nossa Família, nossos colaboradores, médicos e terceiros, não tem preço".

A vacinação no HMCC está sendo realizada pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Foz, acompanhadas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do centro hospitalar.

Já no Costa Cavalcanti, a médica intensivista, Dra Giselle Dal Cherri puxou a fila da vacinação. "É um momento de muito significado, tempo de esperança. Esperança para que não percamos mais tantas pessoas como já perdemos".

A fisioterapeuta Fabiana Radanelli, a técnica de enfermagem Neusa Lauer, a enfermeira Michelle This, a auxiliar de limpeza Rosalir Nigelski, a nutricionista Andreza Moreira, a psicóloga Barbara Novelli, fonoaudióloga Camila Lopes e a farmacêutica Claudia Sousa foram as primeiras a serem imunizadas dentro do HMCC, e ao responderem sobre a emoção do momento, todas falaram sobre ESPERANÇA, E UM MARCO PARA O ALÍVIO DO SOFRIMENTO E UM MUNDO MELHOR.

Hoje a tarde um vídeo completo com depoimentos e o momento da vacinação com os profissionais do HMCC estará disponível em nossas mídias sociais.

Combate ao coronavírus
Quando a pandemia chegou em Foz do Iguaçu - março de 2020 -, a mantenedora do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), a Itaipu Binacional, firmou um convênio de dez meses com a instituição hospitalar de R$ 24 milhões para o enfrentamento da covid-19.
O recurso foi usado em Foz do Iguaçu e em toda a 9ª regional de saúde - Foz, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu -, num universo estimado de 400 mil pessoas.
O fundo emergencial possibilitou a reestruturação física do HMCC para atendimento de casos específicos de covid-19, a compra em caráter urgente de medicamentos e equipamentos, como os de proteção individual e materiais médicos, e aumentou a contratação de pessoas.
Além disso, o Hospital estruturou uma ala exclusiva para atendimento de pacientes de covid-19, com 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 22 leitos de enfermaria.

Histórico
Em abril de 2020 credenciou o Laboratório Central do Estado para fazer testes Real Time - PCR, com diagnóstico em até três horas, e já realizou quase 43 mil exames para covid-19.
Para os laboratórios de Análises Clínicas e, especialmente, de Saúde Única do Centro de Medicina Tropical, foram adquiridos equipamentos de automação e de reagentes para realizar exames diagnósticos, com destaque para o PCR para a covid-19.

Banco de dados
O hospital também colocou em vigor um plano de contingência com a estruturação do núcleo de inteligência covid-19, que elabora e divulga boletins diários internos sobre tratamentos, treinamentos e simulações.
Também foi aberto um pronto atendimento respiratório seguindo rigorosamente as indicações técnicas dos melhores centros de referência.

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.