Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

Hospital Costa Cavalcanti implanta Protocolo de Desospitalização Segura

 Hospital Costa Cavalcanti implanta Protocolo de Desospitalização Segura

15/10/2020

Abreviar o tempo de internação de forma segura, traz maior satisfação e menos riscos ao paciente.

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) está implantando o Protocolo de Desospitalização Segura. A proposta é garantir a transição tranquila e segura entre hospital e domicílio, para que o paciente possa dar continuidade aos cuidados e tratamentos em sua própria casa.

Segundo a Comissão de Desospitalização Segura do HMCC, formada por um médico, uma enfermeira e equipe multidisciplinar, o protocolo busca identificar precocemente os pacientes em risco de internação por longa permanência, e definir estratégicas que facilite a comunicação entre as equipes multidisciplinares, o apoio e suporte familiar. “Ao contrário do que muitos pensam, o hospital não tem a intensão de permanecer com os pacientes por longos períodos de forma desnecessária, já que passar um longo período internado pode aumentar riscos e outras complicações”, explicou o médico hospitalista do HMCC, Dr. João Fernando Pereira. De acordo com o ele, a desospitalização segura tem como benefícios a humanização na atenção ao paciente, trazendo maior conforto para o paciente e seus familiares.

Para a gerente da Divisão de Gestão de Leitos do Hospital, enfermeira Vanessa Trento, o foco é priorizar a atenção centrada no paciente: “e oferecer a ele as melhores condições para enfrentamento da doença. Por vezes, ficar na sua residência, cercado de familiares e amigos, é a melhor maneira de conviver com a adversidade do cuidado”.

A desospitalização é uma tendência global na gestão da saúde de qualidade. Hoje no Brasil este conceito começa a se disseminar nos grandes hospitais, com objetivo de tratar os pacientes no ambiente mais adequado a sua condição clínica. O reflexo dessa ação foi percebido também pela elevada satisfação por inúmeros pacientes já atendidos no hospital na fase de criação e experimentação do protocolo.

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.