Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

Hospital Costa Cavalcanti disponibiliza suporte às famílias de pacientes internados na UTI Covid

Hospital Costa Cavalcanti disponibiliza suporte às famílias de pacientes internados na UTI Covid

04/08/2020

 A iniciativa tem como objetivo oferecer apoio humanizado e diferenciado para esses casos.

Com a chegada da pandemia em Foz do Iguaçu, e algumas restrições necessárias para garantir a segurança de todos, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti criou um comitê de suporte familiar para dar apoio humanizado e diferenciado para casos de pacientes internados nas Unidades de Terapia Covid (UTC).

O suporte familiar atua diariamente, das 8 às 17 horas, entrando em contato com familiares para acolhimento e repasse de informações sobre o funcionamento da UTC. Todos os dias, no período da manhã, o médico titular, juntamente com a equipe multidisciplinar e o Suporte Familiar fazem um boletim diário de cada paciente, de acordo com o quadro clínico atual e o plano terapêutico individualizado. Em seguida o grupo faz contato com os familiares para explicar a rotina dos pacientes nas últimas 24 horas, e como o paciente tem reagido ao tratamento.

Desde o início das atividades, em março, o HMCC já realizou cerca de 2 mil contatos familiares para passar informações e esclarecer dúvidas de familiares sobre os pacientes. "Nosso foco é o cuidado centrado no paciente e na família", disse a coordenadora do Suporte Familiar, Dra. Ana Paula Romanini. Ela disse ainda, que essa foi a melhor forma encontrada para garantir a comunicação direta, individualizada e humanizada com as famílias neste momento delicado, pois em decorrência da pandemia por covid-19, as visitas foram suspensas.

"Além de prestar atendimento ao paciente no hospital, temos o dever de cuidar também dos familiares, porque eles não podem visitar seus entes queridos no momento. Sabemos que é uma situação muito difícil, por isso, dedicamos todo o cuidado e carinho necessários para manter os familiares com informações atualizadas, e além disso oferecer suporte psicológico necessário", explicou a Dra. Ana Paula Romanini.

Além da ligação diária realizada pela concierge do HMCC, o serviço dispõe de um canal aberto para comunicação por meio do telefone (45) 3576-8006, em horário comercial, caso os familiares precisem entrar em contato. O HMCC lembra que é fundamental manter atualizado o telefone do familiar responsável pelo paciente, para que as equipes possam entrar em contato.

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti reforça que os padrões de conduta em todas as situações têm como foco preservar a segurança de todos os pacientes, colaboradores e médicos da Instituição e manter a excelência no atendimento de qualquer natureza.

Fonte: Assessoria de Comunicação - AC 215.20 / Débora Black - Mtb 8585/PR

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.