Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

HMCC é incluído em lista do “Stewardship” do Pequeno Príncipe, de Curitiba

HMCC é incluído em lista do “Stewardship” do Pequeno Príncipe, de Curitiba

12/06/2020

 O Hospital Costa Cavalcanti é uma das poucas unidades hospitalares do Brasil selecionados para participar do programa, que tem como foco o uso racional de antibióticos.

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela Itaipu Binacional, é um dos quatro centros hospitalares do Brasil escolhidos para fazer parte do programa “Stewardship” do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba. Com o método, é possível implantar melhores práticas para o uso racional de antimicrobianos.
A Unidade de Terapia Intensiva Geral e Neonatal será a primeira ala do HMCC a participar do programa. “Estamos adaptando soluções para tirar o melhor aproveitamento da terapia, avaliando os impactos e os resultados clínicos obtidos durante este processo”, explicou a farmacêutica clínica do HMCC, Fernanda Rech.
Ela diz ainda que o uso de antimicrobianos (antibióticos) é um assunto de constante preocupação e estudos entre os profissionais de saúde, pois envolve questões como resistência bacteriana e indicações inapropriadas. E isso pode resultar em grandes riscos para a saúde dos pacientes.
Foi com essa preocupação que o Hospital Pequeno Príncipe (HPP) de Curitiba, desenvolveu o projeto. A proposta é padronizar o uso dos antimicrobianos, adequar suas indicações e restringir alguns, quando necessário.
As primeiras conversas para a parceria começaram em 5 de março, quando o HMCC recebeu a visita da farmacêutica do HPP, Marinei Riciéri, que conheceu a estrutura e todos os processos e as interfaces entre os setores para que isso fosse possível. “Implementar o stewardship não é tarefa impossível, mas requer um time engajado de médicos, farmácia e serviço de controle de infecção, além de estabelecer um planejamento bem organizado”, reforçou.
Para o diretor assistencial do HMCC, Sandro Scarpetta: “A escolha do Costa é resultado do trabalho de dedicação das equipes. Essa será, sem dúvida, uma grande oportunidade de trocar experiências com outras instituições, aprimorando nossos processos na tentativa de otimizar a qualidade da assistência e segurança do paciente”. Ainda segundo ele, a medida possibilita mitigar a resistência bacteriana, como também aprimorar a metodologia de farmacoeconomia no hospital”.
O diretor superintendente do Hospital, Fernando Cossa, vê também o projeto como uma oportunidade de compartilhar conhecimento. “Nossas práticas de farmácia clínica poderão ser aprimoradas, pois teremos a possibilidade de verificar resultados exitosos de outras instituições”. E complementa: “Nosso centro hospitalar foi escolhido, entre outros critérios, por apresentar um nível de maturidade dos processos de qualidade e segurança assistencial, fruto de muito trabalho e comprometimento das áreas assistência e de apoio, em especial, do serviço de farmácia”.

Imersão - As farmacêuticas do HMCC Fernanda Rech e Edina Santiami passaram uma semana em Curitiba, num treinamento intensivo para aprender o gerenciamento do uso racional de antimicrobianos para implantação do programa no HMCC.
A etapa final do programa será em março de 2021. Nele serão apresentados todos os indicadores ao Pequeno Príncipe.

Hospital Pequeno Príncipe - O Pequeno Príncipe é o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil e atende meninos e meninas de todo país. Ao longo de seus quase 100 anos de atividades, a instituição beneficiou milhares de crianças e adolescentes de todo País, reforçando seu compromisso com a causa da saúde infantojuvenil. Com 32 especialidades médicas de média e alta complexidade em pediatria, destaca-se também pela excelência técnico-científica e pelo atendimento humanizado.

Fonte: Assessoria de Comunicação - AC 187.20 / Débora Black Nascimento - Mtb 8585/PR

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.