Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

GT Saúde agora conta com apoio ampliado da Fundação de Saúde Itaiguapy

GT Saúde agora conta com apoio ampliado da Fundação de Saúde Itaiguapy

10/12/2019

A partir de 2020, a Fundação de Saúde Itaiguapy, passará administrar os recursos do Grupo de Trabalho (GT) Saúde.

O GT Saúde, como é conhecido, existe há 16 anos, foi criado pela Itaipu Binacional, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de saúde na região da tríplice fronteira, articulando instituições governamentais e não governamentais, conjugando esforços para promover ações prioritárias de impacto nos níveis sanitários da população, para subsidiar a entidade na formulação e execução de suas políticas e iniciativas de responsabilidade socioambiental, contemplando a cooperação, a integração, a consonância com as diretrizes dos sistemas nacionais de saúde, a ênfase na atenção primária e a busca da equidade no trato das questões de saúde. “A proposta é que com a migração se ganhe em termos técnicos, uma vez que o GT estará abrigado em uma Instituição com experiência reconhecida na área da saúde, que é a Fundação Itaiguapy”, explicou o técnico Kleber Vanolli.

O novo GT manterá a equipe de coordenação técnica, formada por três profissionais, sendo um deles o coordenador geral. Este grupo atuará dando apoio ao Grupo Gestor, formado por representações de sete instâncias do Brasil, da Argentina e do Paraguai, sendo, 21 membros titulares e 21 suplentes:
• Itaipu (BR / PY)
• Governo federal
• Governo estadual
• Governo municipal
• Instituições de Ensino Superior (IES)
• Sociedade Civil
• Fundações de Saúde (BR / PY)

Com a mudança, o regimento interno, o planejamento estratégico e o plano de captação de recursos deverão ser reestruturados, focando na promoção da articulação junto aos três governos, para a criação de arranjos colaborativos para a promoção da saúde e do bem estar na região trinacional, além de definir temáticas prioritárias para a elaboração de projetos em três eixos:
1 - Formação e capacitação técnica para profissionais da área da saúde;
2 - Promoção da Saúde e Bem Estar e
3 - Prevenção de Doenças e Endemias na região trinacional.

A grande alteração ocorre nas comissões técnicas que passam a ser estabelecidas e formadas pelo Grupo Gestor conforme a demanda por projetos prioritários. “Portanto, para a realização de projetos, o Grupo Gestor proporá a formação de comissões técnicas formadas por especialistas nas áreas demandadas pelos temas prioritários que se reunirão para propor soluções as problemáticas da saúde na região trinacional por meio de projetos”, explicou Kleber.

Onde tudo começou - O Grupo de Trabalho (GT) Itaipu-Saúde, é um projeto que, por meio da integração e da troca de conhecimentos, vem, há exatamente 16 anos, trazendo mais qualidade de vida para moradores do Brasil, Paraguai e Argentina.
A Resolução da Diretoria Executiva (RDE) que deu origem ao grupo é de novembro de 2003. Porém, as atividades do grupo tiveram início no dia 25 de junho daquele ano. Desde então, o GT mantém a tradição de estar sempre à frente, na vanguarda, identificando as situações que podem vir a se tornar problemas de saúde na Tríplice Fronteira, antes mesmo que fiquem graves.
O objetivo do GT, estabelecido na RDE 181/03, é “propor estratégias e organizar ações de saúde [...] em consonância com as respectivas políticas públicas nacionais do Paraguai e do Brasil na área de saúde”. Na prática, são dezenas de instituições unidas para trocar conhecimentos e experiências, buscando soluções para as questões que se apresentam - quaisquer que sejam, independentemente da origem.

Fonte: Analista de Comunicação - 225.19 / Débora Black Nascimento - Mtb 8585/PR

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.