Hemonúcleo do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

HEMONÚCLEO

HUMANIZAÇÃO

COMISSÃO INSTITUCIONAL DE HUMANIZAÇÃO

Desde de 2014 o hospital conta com uma politica institucional.

Política de Atendimento Humanizado

Promover a cultura humanizada buscando excelência no atendimento”
A Política de Humanização do Ministério de Saúde, criada em 2003, atualmente possui três objetivos centrais, que priorizam a qualidade assistencial e o repeito à dignidade do usuário, como também a necessidade de repensar a gestão dos processos de trabalho.
A Comissão Institucional de Humanização do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, foi estruturada em 2002, com a participação de diversos setores do hospital e nomeada pela Superintendência através de Ato Administrativo. O Regimento Interno foi aprovado em 2009.

A Humanização opera no conjunto das relações entre profissionais e usuários, nas diferentes unidades de serviços de saúde e entre as instâncias que constituem o SUS.
A Humanização implica em desenvolver ações de forma organizada, com critérios e objetivos claros, competências qualificadas e quantificáveis.
A Política de Humanização da Assistência à Saúde apresenta parâmentros para a humanização hospitalar nas áreas de acolhimento e atendimento dos usuários, trabalhos dos Profissionais e gestão.
A Humanização desenvolve o modelo de gestão voltado para a construção da cultura humanizada pautada no respeito, ética e cidadania. A cultura é construída com a participação de todos os atores, valoriza as ações humanizadas já desenvolvidas, alinha à filosofia institucional e estabelece parâmetros para análise, reflexões e elaboração de novas ações, programas; campanhas e políticas assistenciais humanizadas.
Considerando a necessidade de manter-se entre as instituições preocupadas com a Humanização no atendimento de seus clientes e prestadores de serviços e de manter e ampliar as iniciativas para prestar uma assistência humanizada e segura, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti, por meio da Comissão Institucional de Humanização, instituiu sua política de humanização no atendimento, com os objetivos e diretrizes ora descritos.

Objetivos:
• Utilizar um conjunto de estratégias humanistas, visando alcançar a qualificação da atenção e da gestão de lideranças inclusivas;
• Fortalecer os trabalhos em equipe multiprofissional, estimulando a transdisciplinaridade e a grupalidade;
• Valorizar a ambiência com espaços de trabalhos saudáveis e acolhedores;
• Estimular os Cuidados com a Saúde dos profissionais que prestam serviços no Hospital e zelar pela Ética.

Diretrizes:
• Garantir a atuação da Comissão Institucional de Humanização, utilizando-a como instrumento de melhoria da prática assistêncial;
• Garantir a participação da Comissão Institucional de Humanização na Gestão Estratégica do Hospital;
• Estimular a participação dos gestores, médicos, colaboradores, pacientes e familiares no processo de humanização hospitalar;
• Assegurar a adequada interação dos processos com vistas a garantir a linha de cuidados assistenciais humanizados;
• Resgatar as reflexões sobre as diversas facetas da dimensão humana na assistência à saúde, conduta, comunicação e a presença como vetores de influência no tratamento;
• Promover o Acolhimento do paciente, buscando o atendimento assistencial humanizado, utilizando-se da gestão participativa e valorização do trabalhador;
• Garantir informações sobre os direitos dos usuários, das visitas familiares e dos acompanhantes;
• Estimular a qualidade assistencial e o respeito da dignidade do usuário dos serviços de saúde oferecidos pelo hospital;
• Fomentar projetos de ambiência interagindo com as experiências cotidianas dos colaboradores, gestores e médicos nos serviços de saúde oferecidos pelo hospital;
• Estimular a participação dos pacientes e familiares nas Ações de Humanização promovidas pela Comissão;
• Ampliar o diálogo entre os profissionais e a administração, promovendo a gestão participativa;
• Otimizar a rede de diálogos que consistem na transversalidade, interdisciplinaridade entre a atenção ao usuário e a gestão dos serviços prestados;
• Implantar, estimular e fortalecer Grupos de Trabalho de Humanização com plano de trabalho definido;
• Incluir representação dos serviços de saúde terceirizados na Comissão;
• Manter a Comissão de Humanização atualizada de acordo com a Política Nacional de Humanização, através da participação de congressos e seminários.
 


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Sábados: das 7h30 ao meio-dia

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