Apoio Assitencial do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti possui um dos mais bem equipados centros de terapia intensiva da região, formado por três unidades:
- Unidade de Terapia Intensiva (UTI Geral) - adulto e pediátrica
- Unidade Coronariana (UCO)
- Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal)
O corpo clínico próprio está presente 24 horas do dia, complementa o atendimento realizado por médicos assistentes e oferece ainda mais segurança ao paciente.

UTI Geral
Antes um local considerado terminal para os pacientes, hoje a UTI dá ênfase ao lado humano do tratamento. Os médicos se tornaram especialistas, chamados de intensivistas, os equipamentos melhoraram e foram criadas equipes multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas capazes de não só manter a vida, mas trazer qualidade de vida aos internados.

UTI Coronariana
Inaugurada em 14 de abril de 2005, a Unidade Coronariana do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, é referência para a 9ª Regional de Saúde. A UCO é responsável pelo atendimento a pacientes com cardiopatia, ou seja, aqueles que sofreram infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva e angina. A unidade também recebe pacientes que passaram pela cirurgia cardíaca. Equipes de cardiologistas e enfermeiros estão capacitadas para diagnosticar, ainda na sala de emergência, um possível caso de doença cardiovascular.

UTI Neonatal
Na moderna Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HMCC – referência na região – o bebê está amparado 24 horas por profissionais especializados. A UTI neonatal conta com equipe multiprofissional qualificada e comprometida em promover atendimento humanizado e personalizado aos recém-nascidos. Serviços de nutrição, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, entre outros, completam o ambiente seguro para o tratamento e recuperação do prematuro.
São oito leitos de terapia intensiva, dois pediátricos e dez de cuidados intermediários (UCI) que dispõem de completa infra-estrutura tecnológica para atender casos complexos e variados. Estimulada pela equipe profissional a realizar o aleitamento materno, a mamãe pode amamentar seu filho em uma sala exclusiva.


CENTRO DE ATENDIMENTO À GESTANTE

O Centro de Atendimento a Gestante faz parte de uma nova estrutura que integra o Centro Obstétrico e a UTI Neonatal do Costa Cavalcanti. Os dois serviços estão em uma ala de 800 metros quadrados totalmente reformada em 2009 para oferecer um atendimento diferenciado e de qualidade.
Referência regional em partos que representam riscos, como mamãe com hipertensão, diabetes, asma ou histórico de problemas cardíacos, o hospital possui as camas hospitalares PPP (pré-parto, parto e pós-parto), que permitem que o procedimento seja realizado dentro do próprio quarto. Esse tipo de leito proporciona mais tranquilidade e segurança, pois as pacientes permanecem em apenas um local durante todo o procedimento.
Ao atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares, o HMCC realiza aproximadamente 350 partos por mês. Desde 2005, o hospital dispõe de alojamento conjunto e o curso de gestantes, como parte das ações que tornaram o Costa Cavalcanti um Hospital Amigo da Criança.


CENTRO DE ONCOLOGIA

Com o Centro de Oncologia – inaugurado em 2001 – o HMCC virou referência no tratamento de câncer. Diariamente, centenas de pessoas vindas de Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Ramilândia, Serranópolis do Iguaçu, Itaipulândia, Missal e Foz do Iguaçu buscam os serviços de quimioterapia e radioterapia. No prédio ao lado, funciona um complexo com consultórios de oncologia cirúrgica, salas de curativo e de observação. Ali também é feita a coleta de exames e de sangue. No piso superior, está localizado o bloco de internação com 39 leitos para usuários do Sistema Único de Saúde.
 Dúvidas ou esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (45)3576-8090, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, ou pelo email centrodeoncologia@hmcc.com.br


 


HEMODINÂMICA

O serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Ministro Costa Cavalcanti dispõe de uma equipe de cardiologistas presente nas 24 horas do dia, altamente treinada no atendimento às emergências cardiológicas.
A população de Foz do Iguaçu e região têm à disposição uma medicina de alto nível, com base em procedimentos de cateterismo cardíaco diagnóstico e terapêutico, visando os diversos tipos de patologias cardíacas (coronárias, congênitas e valvulares).


LOCALIZAÇÃO

Acesse o mapa da localização do hospital


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.